Goma Laca, o verniz

A técnica do uso da Goma Laca como verniz para instrumentos de cordas,“verniz de boneca”, é o método utilizado no curso. Nos últimos tempos a atenção de muitos luthiers tem se voltado para este antigo método de envernizamento. No Brasil, até 1950/60 a indústria de móveis e a grande maioria dos marceneiros faziam uso desta técnica de acabamento. Não havia falta de mão de obra e o especialista em acabamento era conhecido como “lustrador”.

Algumas fábricas e luthiers também usavam a goma laca como verniz. Com a crescente oferta dos vernizes sintéticos de secagem rápida e, posteriormente, dos vernizes catalisáveis, mais rápidos ainda, a Goma Laca foi perdendo terreno e com isso desaparecendo aqueles que dominavam a técnica de preparo e aplicação. Descobriu-se em seguida que a toxidade dos vernizes sintéticos pulverizados é danosa para a saúde. A exposição prolongada e contínua aos vapores dos solventes é lesiva e pode ser até fatal (ver efeitos do benzeno).

Com a preocupação com a saúde e preservação da qualidade do meio ambiente, teve inicio o retorno ao uso da antiga técnica do verniz de componentes naturais, mais condizente com os instrumentos artesanais. As grandes diferenças encontradas no uso da Goma Laca estão tanto na aparência como nos efeitos sobre a sonoridade dos instrumentos. (veja)

A pouca espessura final da camada de Goma Laca sobre a madeira cria uma sensação de nitidez com relação aos desenhos dos veios das madeiras. Isto é devido aos índices de refração e difração, completamente diferentes daqueles dos vernizes sintéticos. (veja detalhes sobre refração e difração)

No tocante à sonoridade, a Goma Laca tem fortes pontos positivos, como o de conservar as propriedades acústicas originais das peças dos instrumentos sem altera-las. O que não é possível quando se usa uma camada de verniz sintético de 0,2 mm num tampo de 2,0 mm, que representaria um acréscimo de 10% na espessura.


Material:


O material necessário para o preparo e aplicação da Goma Laca, suficiente para um instrumento, deverá ser providenciado pelo aluno:

- 50 grs de Goma Laca em flocos (amarelo mais claro, melhor) (onde encontrar)
- 100 grs de pó de pedra pomes (branco de Espanha)
- 30 ml albúmem (1clara de ovo)
- 1 folha de lixa d’água 400
- 1 trincha macia de ¾ de polegada
- 1 saco de estopa pequeno
- 1 pano de malha de algodão branco (uma camisa tipo hering branca e velha)
- 2 vidros de boca larga com capacidade igual ou superior a 500 ml (vidro de maionese)
- 1 bucha de palha de aço
- 1 tigela de sobremesa de vidro incolor
- 1 frasco de 100 ml de acetona ( tipo de manicure)
- par de luvas cirúrgicas do seu número
- máscara de proteção
- 1 frasco vazio tipo conta gotas (como os de adoçante artificial)

Itens fornecidos pelo curso:
- 500 ml de álcool +100 ml de óleo de linhaça.


O método de aplicação:


A aplicação é feita manualmente com a “boneca”, feita de pano e estopa. É recomendável o uso de luvas cirúrgicas para proteção das mãos, uma vez que o álcool desidratará a pele e algum dos componentes poderá provocar reação alérgica. As camadas são aplicadas sucessivamente e precisam de intervalos de secagem.

Outras fontes de referencias para pesquisa: como preparar, goma laca.